Juntos pela Segurança: PCPE passa a contar com policlínica
Publicado por Compartilhar na Rede.
Publicado em 20 nov 2025, 07h45 | Atualizado em 20 nov 2025, 07h45

Foto: Miva Filho/Secom-PE
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quarta-feira (19), a Policlínica da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), um espaço voltado ao cuidado da saúde física e mental dos policiais civis ativos e inativos do Estado. Localizado no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, o equipamento recebeu um investimento da ordem de R$ 4,6 milhões e oferece aos servidores atendimento clínico e psicológico, além de ações preventivas e de promoção de qualidade de vida.
A policlínica é a primeira unidade de saúde da história de Pernambuco criada com o objetivo de cuidar integralmente do bem-estar dos policiais civis. Na ocasião, também foi entregue uma van para atendimento multidisciplinar itinerante dos policiais civis do interior do Estado. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a inauguração.
“Essa é mais uma entrega que marca uma série de medidas que o Governo tem adotado para valorizar a segurança pública. Este é um espaço de referência para cuidarmos melhor dos nossos servidores, que todo dia colocam as suas vidas em risco e trabalham para garantir a segurança de Pernambuco. Nosso papel enquanto governo do Estado é fazer com que os serviços públicos sejam continuamente aprimorados, e continuaremos nesse foco”, enfatizou Raquel Lyra.
A Policlínica inicia uma nova fase na história da PCPE, sendo mais uma ação reestruturadora do Estado voltada às forças policiais Dentre os serviços oferecidos estão atendimento ambulatorial em psicologia, fisioterapia, enfermagem, odontologia, educação física, farmácia, terapias integrativas e serviço social; programas e projetos de reabilitação física, vacinação, ocupacional, saúde bucal e atividade física, dentre outros; atendimento terapêutico com técnicas como meditação, tai chi chuan, acupuntura e reik.
Estrutura
O prédio que sedia o equipamento conta com quatro pavimentos, 41 ambientes e foi completamente requalificado, recebendo novos aparelhos de ar-condicionado, mobiliário de escritório e geladeiras para o armazenamento de vacinas. Além da melhoria da estrutura física, também foi contratado o serviço de diagnóstico do perfil epidemiológico na corporação, que representa a realização de estudo do estado de saúde dos policiais civis, visando à identificação dos problemas, fatores de risco e tendências ao longo do tempo. O serviço é inédito em Pernambuco e servirá de parâmetro para a criação de programas de prevenção e promoção da saúde do efetivo.
O delegado-geral da PCPE, Felipe Monteiro, enfatizou a valorização dos profissionais da segurança pública pelo governo estadual. “A ação faz parte do projeto de fortalecimento da Polícia Civil como um todo. O espaço tem um poder simbólico muito grande, porque é um projeto que trata de cuidar do nosso servidor, tanto na questão da saúde física, quanto da psicológica e emocional”, pontuou. O diretor de Recursos Humanos da Polícia Civil, Benedito Anastácio, complementou destacando que “esse espaço foi muito desejado. Era um sonho, estamos trabalhando para que os nossos policiais tenham condições de trabalhar em prol da nossa população”. A inaugaração do equipamento contou com as presenças da vice-governadora Priscila Krause, do deputado estadual Antonio Moraes e de secretários de governo.
Fonte: Carlos Britto
Compartilhar na Rede
Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.
