IBGE: comércio brasileiro amarga 4º mês seguido de queda nas vendas

Foto: reprodução

O volume de vendas do comércio brasileiro caiu 0,3% em julho, frente a junho, amargando o quarto resultado negativo seguido.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação com julho do ano passado, entretanto, as vendas cresceram 1%, a quarta alta consecutiva. No ano, o varejo ainda acumula crescimento de 1,7%. Em 12 meses, o avanço é de 2,5%.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado veio em linha com o esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,30% na comparação mensal e de avanço de 0,80% sobre um ano antes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 1,3% em julho na comparação com junho. Frente a julho de 2024, houve queda de 2,5%. No ano, o varejo ampliado acumula -0,2%. O acumulado em 12 meses foi de 1,1%. Veja detalhamento.

A perda de fôlego do comércio brasileiro ocorre em meio a desaceleração da economia. Dados do IBGE na semana passada mostraram que a produção industrial do país também encolheu em julho, em 0,2%, marcando o quarto mês seguido sem crescimento.

Venha fazer parte da nossa Comunidade!

Entre agora em nossos grupos VIP Gratuito!

ACESSAR GRUPOS

Venha fazer parte da nossa Comunidade! Aqui, você encontra artigos especializados, dicas valiosas e atualizações regulares sobre os temas mais relevantes para o seu sucesso financeiro, estilo de vida e crescimento pessoal. Nosso objetivo é oferecer conteúdos de qualidade para ajudá-lo a maximizar seus ganhos financeiros, entender opções como business loans, investment banking services, e organizar suas finanças pessoais com apoio de um personal financial consultant.

Além disso, você terá acesso a conteúdos sobre sustainable fashion brands que são tendência no mundo da moda, aprenderá homemade pizza recipes e outras receitas fáceis para o dia a dia, encontrará inspiração espiritual com mensagens sobre fé e religião, além de dicas práticas para o lar como vegetable gardening e home maintenance.

Nossa central de grupos oferece oportunidades reais com foco em apps de produtividade, aplicativos financeiros e mobile apps que facilitam sua rotina e ajudam a gerar renda extra. Este é o espaço ideal para aprender a gerar renda, economizar, se organizar e crescer patrimonialmente, sem abrir mão de estilo, sabor e espiritualidade.

Fique conectado e aproveite o que preparamos especialmente para você. A educação financeira, o planejamento estratégico e o equilíbrio em todas as áreas da vida são os primeiros passos para o seu sucesso. O melhor: estamos juntos nessa jornada!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa atual do mercado para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) está em 2,16% em 2025 e em 1,85% em 2026, segundo o último Boletim Focus.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que puxou a queda em julho

Das oito atividades do comércio varejista investigadas pelo IBGE, metade teve queda nas vendas, liderada por equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,1%) e tecidos, vestuário e calçados (-2,9%). As maiores altas foram registradas em móveis e eletrodomésticos (1,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%).

Apesar da diminuição da pressão inflacionária com a queda nos preços de alimentos em julho, as vendas de hiper e supermercados seguiram sem crescer pelo quarto mês consecutivo. “Já o setor de equipamentos eletrônicos, informática e comunicação apresentou a maior retração na passagem de junho para julho, com dois meses seguidos de queda. Antes disso, o comportamento era de alta volatilidade, com alternância entre crescimento e recuo mês a mês, reflexo das estratégias empresariais diante das variações abruptas do dólar”, destacou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve alta de 1,8% enquanto Material de construção variou 0,4%. (IstoÉ Dinheiro)

Juliana Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo