Confira o truque para encontrar a lixeira de arquivos e mensagens do Whatsapp

Confira o truque para encontrar a lixeira de arquivos e mensagens do Whatsapp

Publicado por .

Publicado em 09 out 2025, 10h27 | Atualizado em 10 out 2025, 13h14

Para quem usa o Whatsapp e busca encontrar uma “lixeira”, no qual ficam armazenadas as mensagens e os arquivos que foram excluídos, saiba que não existe uma forma tradicional para isso. No entanto, um recurso parecido com essa função é o sistema de cópias de segurança que o aplicativo realiza no dispositivo.

Como funciona?

Essas cópias são armazenadas no Google Drive para Android e no iCloud para iPhone. A ferramenta age como um backup de conversas e arquivos, que permite a recuperação dos conteúdos que tenham sido removidos.

Como fazer a recuperação

É possível restaurar conversas e todos os elementos de mídia deletados. O procedimento para restaurar o histórico de conversas, segundo o site oficial do WhatsApp, envolve os seguintes passos:

  • – Desinstalar e reinstalar o WhatsApp no celular.
  • – Verificar o número de telefone no Android e, no iPhone, o Apple ID. O aplicativo detecta automaticamente o arquivo de backup.
  • – Clicar em “Restaurar histórico de conversas”. Por segurança, pode ser solicitado verificar a identidade por meio de um código via SMS ou chamada, caso não tenha sido ativada a verificação em duas etapas ou os backups com criptografia de ponta a ponta.

Dessa forma, as conversas serão recuperadas até a data do último backup.

Funciona mesmo?

Para que esse método funcione, é fundamental ter um backup atualizado. A restauração recupera apenas o conteúdo armazenado na nuvem no momento do último backup. Qualquer mensagem ou arquivo recebido após esse backup e antes da reinstalação será perdido permanentemente.

Para restaurar vídeos, é fundamental que a opção “Incluir vídeos” tenha sido ativada antes nas configurações do backup. Sem essa opção, os vídeos não serão incluídos no backup e não poderão ser recuperados.

Excluir conteúdo para liberar espaço no telefone

Caso queira liberar espaço no dispositivo, o WhatsApp fornece ferramentas específicas para gerenciar os dados. O acúmulo de arquivos de mídia é uma das principais causas da falta de espaço. Para esvaziar um chat individual ou em grupo é só realizar as seguintes etapas:

  • Na aba “Conversas”, abra a conversa que deseja esvaziar.
  • Toque no ícone com três pontos ou em “Mais” e selecione “Esvaziar chat”.
  • É possível marcar ou desmarcar a opção “Excluir também da galeria do dispositivo os arquivos de mídia recebidos neste chat”.
  • Clique em “Esvaziar chat”.

Também existe a opção de esvaziar todos os chats de uma vez:

  • Acesse “Configurações” > “Conversas” > “Histórico de conversas”.
  • Pressione “Esvaziar todos os chats”.
  • É possível escolher se deseja excluir os arquivos de mídia da galeria e as mensagens fixadas.
  • Por fim, toque em “Esvaziar chats”.

Esse procedimento não vai excluir usuários de grupos nem apagará conversas da aba “Conversas”. As mensagens excluídas só poderão ser recuperadas se for restaurado um backup anterior ao esvaziamento. Uma vez que o backup é atualizado, o histórico anterior é perdido.

Compartilhar na Rede

Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.

Voltar ao Topo