Chuva de meteoros 20 vezes maior que o normal vai iluminar o céu do Brasil
Publicado por Compartilhar na Rede.
Publicado em 20 out 2025, 09h22 | Atualizado em 20 out 2025, 09h22
Uma chuva de meteoros vai iluminar o céu do Brasil no dia 21 de outubro de 2025 (terça-feira).
O fenômeno terá intensidade vinte vezes maior que o normal, resultado do cruzamento da Terra com detritos deixados pelo Cometa Halley, que se desprendem durante sua órbita ao redor do Sol.
Como será a chuva de meteoros?
A chuva de meteoros Oriônidas atingirá seu pico em 21 de outubro. Segundo a NASA, o evento começou em 26 de setembro e seguirá até 22 de novembro.
Espera-se que cerca de 20 meteoros por hora risquem o céu a aproximadamente 66 km/s. O espetáculo ocorrerá durante a madrugada, entre meia-noite e 2h da manhã.
A Lua estará praticamente invisível. Essa característica permitirá uma observação mais clara dos meteoros, que poderão ser vistos em todo o céu.
Como observar a chuva de meteoros?
Busque locais com céu limpo. Escolha locais com céu limpo, escuro e longe de luzes artificiais.
Horário: entre meia-noite e 2h da manhã do dia 21 de outubro.
Não precisa de equipamentos. Basta olhar para o céu. Para se preparar melhor, deite-se em uma área aberta por cerca de 30 minutos para que seus olhos se adaptem melhor à escuridão.
O evento será visível em todo o mundo, inclusive no Brasil. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, quem está no hemisfério norte, deve olhar no céu a sudoeste. Para quem está no hemisfério sul, a chuva de meteoros é visível a noroeste.
Fonte: Tilt
Compartilhar na Rede
Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.
