Amélia, moradora mais longeva de Serra Talhada, chega aos 106 anos

Amélia, moradora mais longeva de Serra Talhada, chega aos 106 anos

Publicado por .

Publicado em 07 nov 2025, 08h23 | Atualizado em 07 nov 2025, 08h23

Amelia dos Santos

Foto: Licca Lima / Farol de Notícias

Amélia é que era mulher de verdade. Ter uma vida longa e saudável é uma das grandes buscas que move a humanidade. Cada vez mais a indústria da saúde investe em procedimentos e pesquisas para se viver mais e melhor. Enquanto isso, no coração do bairro Nossa Senhora da Conceição, em Serra Talhada, uma simpática e falante senhora aproveita ao lado da família os seus 106 anos muito bem vividos.

Esta mulher que atravessou os séculos é a sertaneja Amélia Maria dos Santos, nascida em 11 de março de 1919, no distrito Maravilha, município de Custódia, no Sertão do Moxotó. Nascida filha de Antônio José Franco e Amélia Alves de Siqueira, batizada e criada por seus padrinhos em Triunfo, lá no Oasis do Sertão viveu até o início da vida adulta.

Já moça feita retornou para as terras da Maravilha onde encontrou e casou-se com seu primeiro e único amor Laurencio Manoel dos Santos. Jovem 15 anos mais novo, um agricultor que lhe tomou o coração e com quem compartilhou 60 anos de estrada em Serra Talhada. Amélia e Laurêncio fizeram de Caiçarinha da Penha o ninho para constituir família com três filhos, netos, bisnetos e hoje até uma tataraneta já integra sua descendência.

Seu esposo faleceu há cerca de 15 anos, mas a perda ainda lhe embarga a voz com a dor e a saudade da separação. O senhor Laurêncio viveu como hoje está sua amada, sob os cuidados da filha do meio Maria Aumelina, que hoje tem 70 anos. A mais velha do trio tem 71 anos, Amélia Maria; já o mais novo Amédio Manoel nem chegou aos 60 anos ainda.

amélia

Dona Amélia recebeu em sua casa o Farol e conversou por bons minutos – Foto: Reprodução / Vídeo

MULHER TRABALHADORA

Muitas de suas histórias contadas a repórter do Farol de Notícias, Licca Lima, remontaram os tempos de dificuldade e seca do Sertão. Marcas que ela carrega com devoção, sempre entregando a Deus, através do século de vida. Dona Amélia lembrou as múltiplas profissões que exerceu para ajudar a criar os filhos: agricultora, costureira, parteira, caçadora e até lenhadora.

“Eu já trabalhei muito nessa vida, já peguei neném, trabalhei de assistente mais de anos pegando neném (parteira). Trabalhei de roça, plantando e limpando. Criei meus filhos trabalhando de roça, saia para caçar preá. Mas para mim, a pior coisa que eu achava era tirar o suor assim da testa e pegar no machado de novo pra cortar lenha. Trabalhei muito na vida, e nunca tive ajuda de nada, governo só agora com o aposento. O povo de hoje em dia, com a graça de Deus, as coisas não são como naquela época”, explicou ela com eloquência e lucidez invejáveis.

SEGREDO REVELADO

Ouvir Dona Amélia contando suas histórias que vão e voltam para lugares tão distantes que a gente nem consegue mais remontar numa linha do tempo, é ter certeza que um dos segredos da longevidade está no amor. Um grande amor da juventude como companhia, amor de mãe e amor dos filhos que mesmo com idade avançada ainda cuidam da mãe centenária.

“E eu tenho essa menina aqui (filha Ameulina) que é quem cuida de mim de tudo, tira aposento, ajeita as coisinhas, é quem me dá comida, quem me socorre. Eu hoje, minha filha, não sei nem te dizer o que se faz para viver tanto. É só as graças de Deus, porque com a permissão e as graças dele é que se chega. E eu já vivi muito, sou antiga de março de 1919, a senhora pode me acreditar  que eu já andei tanto nesse mundo de meu Deus, fazendo tudo. Vocês não sabe o quanto a pessoa para viver tem que derramar suor. Desde que eu fiquei sem meu esposo que fiquei aqui por parte do cuidado dela (filha)”.

Amélia, moradora mais longeva de Serra Talhada, chega aos 106 anos

Fonte: Farol de Notícias

Compartilhar na Rede

Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo