Criminosos usam IA para clonar voz em ligações curtas e aplicar golpes financeiros
Publicado por Compartilhar na Rede.
Publicado em 05 out 2025, 12h58 | Atualizado em 10 out 2025, 13h15

A Polícia Civil de São Paulo afirmou que criminosos estão aplicando novos golpes através de ligações telefônicas de curta duração para clonar vozes de vítimas com intenção de praticar crimes financeiros.
Conforme explicado pelas autoridades, o primeiro passo do golpe é muito comum: ligações mudas e encerradas em poucos segundos. Então, os criminosos captam a voz da vítima e utilizam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para cloná-las.
O segundo passo é entrar em contato com familiares do alvo, se passar por ele, e aplicar os golpes financeiros nas vítimas.
“Com inteligência articial, eles clonam seu tom e jeito de falar”, escreveu a Polícia Civil de São Paulo nas redes sociais.
Compartilhar na Rede
Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.

