Feira Nordestina de Tecnologia premia projetos de escolas em Camaragibe
Publicado por Compartilhar na Rede.
Publicado em 23 nov 2025, 09h48 | Atualizado em 23 nov 2025, 09h48

Evento, que chega a sua 21° edição, contou com a participação de projetos de cinco países e 18 estados brasileiros e teve apoio da Prefeitura
O teatro Teatro Bianor Mendonça Monteiro foi palco de um espetáculo diferente neste sábado, 22, com a premiação de 300 projetos de inovação, em nove áreas do conhecimento, que marcou o encerramento da 21° Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit PE). O evento teve o apoio da Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Inovação, Tecnologia e Transformação Digital.
Durante uma semana, 48 instituições de ensino de Brasil e América Latina expuseram projetos de inovação e tecnologia. A feira, realizada no Camará Shopping, teve a participação de 700 estudantes inscritos, entre os finalistas, e contou com a visitação de aproximadamente duas mil pessoas. Além disso, promoveu o Seminário Nordestino de Ciências e Tecnologia para professores (Senecit), que aconteceu na última quinta, 20. Representando o prefeito Diego Cabral, o secretária de Inovação, Tecnologia e Transformação Digital, Marcos Ribeiro, deu as boas-vindas às comitivas das escolas e destacou a importância da área de tecnologia para a gestão.
“Esse ano, foi criada a Secretaria de Inovação, Tecnologia e Transformação Digital. Temos vários projetos previstos para 2026, como a criação de um Centro de Inovação e o lançamento de editais para o desenvolvimento de startups”, adiantou. Marcos ressaltou ainda a importância da Feira no calendário oficial do município, incentivou os jovens estudantes e lembrou que ele próprio é fruto de projetos de formação científica. “Fui bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e sei o quanto foi importante para a minha carreira”, contou.
A coordenadora geral da feira, Rosenilda Vilar, comemorou mais uma edição da Fenecit, reforçando que o objetivo é despertar nos alunos o prazer pela iniciação científica e pela busca de soluções para desafios locais. “A realização de um evento científico desse porte em Camaragibe coloca nossa cidade na rota do protagonismo estudantil. Agradecemos o apoio da Prefeitura e já estamos planejando a edição de 2026” disse Rosenilda Vilar.
Fonte: FalaPE
Compartilhar na Rede
Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.
