Governo de PE suspende inscrições para o Concurso Público Unificado após críticas por falta de cotas raciais

As provas, de acordo com o primeiro edital, serão aplicadas em dezembro em 10 cidades, entre elas Floresta, no Sertão


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dia depois de publicar o edital do primeiro Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU), o governo do estado suspendeu as inscrições para o certame. A decisão foi tomada após críticas sobre a não inclusão de cotas raciais na seleção, que prevê 460 vagas para cargos de níveis médio e superior.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota divulgada nesta sexta-feira (10), a gestão estadual informou, ainda, que encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que institui a reserva de 30% das vagas oferecidas em concursos e seleções simplificadas no estado para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o governo, as inscrições para o concurso serão suspensas para “adequar o certame às diretrizes que serão instituídas por meio do projeto de lei”. A gestão disse, ainda, que vai divulgar uma nova data para a retomada das inscrições “em momento oportuno”.

Além disso, segundo o governo, os candidatos que já se inscreveram estão com a participação nas provas garantida e não precisarão se inscrever novamente.

Venha fazer parte da nossa Comunidade!

Entre agora em nossos grupos VIP Gratuito!

ACESSAR GRUPOS

Venha fazer parte da nossa Comunidade! Aqui, você encontra artigos especializados, dicas valiosas e atualizações regulares sobre os temas mais relevantes para o seu sucesso financeiro, estilo de vida e crescimento pessoal. Nosso objetivo é oferecer conteúdos de qualidade para ajudá-lo a maximizar seus ganhos financeiros, entender opções como business loans, investment banking services, e organizar suas finanças pessoais com apoio de um personal financial consultant.

Além disso, você terá acesso a conteúdos sobre sustainable fashion brands que são tendência no mundo da moda, aprenderá homemade pizza recipes e outras receitas fáceis para o dia a dia, encontrará inspiração espiritual com mensagens sobre fé e religião, além de dicas práticas para o lar como vegetable gardening e home maintenance.

Nossa central de grupos oferece oportunidades reais com foco em apps de produtividade, aplicativos financeiros e mobile apps que facilitam sua rotina e ajudam a gerar renda extra. Este é o espaço ideal para aprender a gerar renda, economizar, se organizar e crescer patrimonialmente, sem abrir mão de estilo, sabor e espiritualidade.

Fique conectado e aproveite o que preparamos especialmente para você. A educação financeira, o planejamento estratégico e o equilíbrio em todas as áreas da vida são os primeiros passos para o seu sucesso. O melhor: estamos juntos nessa jornada!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OAB


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (10), a vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Márcia Santos, afirmou ao g1 que a falta de cotas no edital fere o Estatuto da Igualdade Racial de Pernambuco (veja vídeo acima).

De acordo com a vice-presidente, a ausência de cotas poderia levar à suspensão das inscrições na Justiça.

O Estatuto da Igualdade Racial foi sancionado em 2023 pela governadora Raquel Lyra (PSD), responsável pela gestão que lançou o concurso.

O artigo 39 do estatuto determina que é “dever do poder público promover ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive nas contratações do setor público”.

Na ocasião, o g1 questionou a Secretaria de Administração do Estado (SAD) sobre o assunto. O órgão afirmou não existir norma que determine porcentagem de vagas a ser destinada a pessoas negras e pardas.

“Não há previsão de cotas raciais, tendo em vista que o Poder Executivo Estadual não dispõe, até a data da aplicação do edital, de norma que traga expressamente menção a percentual de vagas reservadas nem as regras para a sua aplicação”, informou a SAD em nota.

O concurso

O CPU foi anunciado em agosto e teve o edital publicado dois meses depois, com 4.460 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 11,3 mil.

Organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), as provas, de acordo com o primeiro edital, serão aplicadas em dezembro em 10 cidades (confira lista mais abaixo).

Afogados da Ingazeira, no Sertão;

Araripina, no Sertão;

Arcoverde, no Sertão

Carpina, na Zona da Mata;

Caruaru, no Agreste;

Floresta, no Sertão;

Palmares, na Zona da Mata;

Petrolina, no Sertão;

Recife, na Região Metropolitana;

Salgueiro, no Sertão.

Juliana Silva

Voltar ao Topo