Governo de Pernambuco divulga chamamento público para projeto de retrofit com finalidade social no histórico Edifício Segadas Viana

Edital estará disponível na próxima terça-feira (30). Sessão de Abertura está marcada para o dia 22 de outubro, às 10h


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE). divulgou, nesta sexta-feira (26), o Aviso Chamamento Público FDS nº 018/2025 – Processo Administrativo nº 019/2025, que dá início à seleção pública de entidades privadas, sem fins lucrativos, interessadas em produção de empreendimentos habitacionais de interesse social no histórico Edifício Segadas Viana. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prédio, que data de 1953, foi construído como sede estadual do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) (depois, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS). Hoje o edifício está ocupado por 120 famílias ligadas aos movimentos sociais e faz parte de um projeto da gestão estadual de recuperação de imóveis públicos ociosos com destinação à moradia popular. A revitalização de equipamentos públicos sem uso para moradia popular é uma das frentes de atuação do Morar Bem Pernambuco, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Sessão de Abertura está marcada para o dia 22 de outubro, às 10h. O edital e seus anexos estarão disponíveis, a partir da próxima terça-feira (30), no site da Cehab (https://www.cehab.pe.gov.br/transparencia/licitacoes-contratos-e-fornecedores) e, presencialmente, na sala da Comissão Especial de Chamamento Público (CECP), na sede da Companhia (Rua Odorico Mendes, nº 700, 1º andar, sala 7, Campo Grande, Recife-PE, CEP 52.031-080). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3182-7555 ou pelo e-mail cecp@cehab.pe.gov.br.

Em setembro de 2024, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, assinaram um protocolo de intenções para a doação ao Estado do Edifício Segadas Viana com o objetivo de transformá-lo em habitacional de interesse social. O imóvel, localizado na Rua Marquês do Recife, nº 32, no bairro de Santo Antônio (área central do Recife), pertence ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS) e atualmente está ocupado pelo Movimento Luta e Resistência pelo Teto.

Venha fazer parte da nossa Comunidade!

Entre agora em nossos grupos VIP Gratuito!

ACESSAR GRUPOS

Venha fazer parte da nossa Comunidade! Aqui, você encontra artigos especializados, dicas valiosas e atualizações regulares sobre os temas mais relevantes para o seu sucesso financeiro, estilo de vida e crescimento pessoal. Nosso objetivo é oferecer conteúdos de qualidade para ajudá-lo a maximizar seus ganhos financeiros, entender opções como business loans, investment banking services, e organizar suas finanças pessoais com apoio de um personal financial consultant.

Além disso, você terá acesso a conteúdos sobre sustainable fashion brands que são tendência no mundo da moda, aprenderá homemade pizza recipes e outras receitas fáceis para o dia a dia, encontrará inspiração espiritual com mensagens sobre fé e religião, além de dicas práticas para o lar como vegetable gardening e home maintenance.

Nossa central de grupos oferece oportunidades reais com foco em apps de produtividade, aplicativos financeiros e mobile apps que facilitam sua rotina e ajudam a gerar renda extra. Este é o espaço ideal para aprender a gerar renda, economizar, se organizar e crescer patrimonialmente, sem abrir mão de estilo, sabor e espiritualidade.

Fique conectado e aproveite o que preparamos especialmente para você. A educação financeira, o planejamento estratégico e o equilíbrio em todas as áreas da vida são os primeiros passos para o seu sucesso. O melhor: estamos juntos nessa jornada!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chamamento público visa apresentar o projeto de retrofit (processo de requalificação que viabiliza que áreas com potencial construtivo esgotado sejam reinventadas) por uma entidade de luta por moradia. O objetivo é transformar o antigo edifício de repartição num habitacional popular. A revitalização destinada à moradia popular será viabilizada por meio do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, que tem o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) como entidade financiadora.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No início de 2024 o Governo de Pernambuco foi provocado pelo Movimento Luta e Resistência pelo Teto para tentar ajudá-lo a conseguir uma autorização do INSS para ter a posse definitiva desse imóvel”. lembrou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “Entramos com a possibilidade de construir um acordo e o INSS aceitou a proposta do Governo do Estado de se responsabilizar pelas reformas emergenciais do prédio, que o tornaram habitável para as famílias até que sejam iniciadas as obras definitivas de retrofit”, afirmou.

Juliana Silva

Voltar ao Topo