Idosos com 60 anos podem ser beneficiados com gratuidade em transportes públicos

Pessoas com 60 anos ou mais podem ter direito a gratuidade no transporte público. A medida pode entrar em vigência caso o projeto de lei (2342/2025) encaminhado à Câmara Federal, que propõe a alteração no Estatuto do Idoso, seja aprovado. Atualmente, a lei prevê o benefício a partir dos 65 anos. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto foi apresentado à casa legislativa em maio pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM). No texto, o parlamentar justifica que a “conformidade com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da razoabilidade e da vedação ao retrocesso social”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É competência comum dos entes federativos combater a pobreza e promover a integração das pessoas em situação de vulnerabilidade — entre as quais se incluem, inquestionavelmente, os idosos”, diz Amom no documento. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado propõe ainda a proibição da exigência de cadastro prévio ou cartão eletrônico, defendendo que a comprovação ocorra, apenas, através da “apresentação do documento oficial, sem criar entraves burocráticos ou excluir beneficiários que não possuam cartão ou cadastro específico”.

“O que se observa em diversas localidades é a adoção de exigências administrativas desproporcionais, como a obrigatoriedade de cadastro prévio ou o uso exclusivo de cartões eletrônicos específicos para o exercício do direito à gratuidade”, pontua o parlamentar. 

Venha fazer parte da nossa Comunidade!

Entre agora em nossos grupos VIP Gratuito!

ACESSAR GRUPOS

Venha fazer parte da nossa Comunidade! Aqui, você encontra artigos especializados, dicas valiosas e atualizações regulares sobre os temas mais relevantes para o seu sucesso financeiro, estilo de vida e crescimento pessoal. Nosso objetivo é oferecer conteúdos de qualidade para ajudá-lo a maximizar seus ganhos financeiros, entender opções como business loans, investment banking services, e organizar suas finanças pessoais com apoio de um personal financial consultant.

Além disso, você terá acesso a conteúdos sobre sustainable fashion brands que são tendência no mundo da moda, aprenderá homemade pizza recipes e outras receitas fáceis para o dia a dia, encontrará inspiração espiritual com mensagens sobre fé e religião, além de dicas práticas para o lar como vegetable gardening e home maintenance.

Nossa central de grupos oferece oportunidades reais com foco em apps de produtividade, aplicativos financeiros e mobile apps que facilitam sua rotina e ajudam a gerar renda extra. Este é o espaço ideal para aprender a gerar renda, economizar, se organizar e crescer patrimonialmente, sem abrir mão de estilo, sabor e espiritualidade.

Fique conectado e aproveite o que preparamos especialmente para você. A educação financeira, o planejamento estratégico e o equilíbrio em todas as áreas da vida são os primeiros passos para o seu sucesso. O melhor: estamos juntos nessa jornada!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em junho, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), efetuou o despacho da proposta às Comissões de Trabalho; Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, a última atualização sobre a proposta é data de 08 de outubro de 2025, quando a proposta passou por análise na Comissão de Trabalho (CTRAB) e foi encerrado o prazo de cinco sessões para apresentação de emendas ao projeto. 

No portal da Câmara é relatado que não foram apresentadas emendas.

Juliana Silva

Voltar ao Topo