Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus no STF; data, horário e onde assistir ao vivo
Publicado por Compartilhar na Rede.
Publicado em 02 set 2025, 12h56 | Atualizado em 31 out 2025, 16h06

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar a partir desta terça-feira (2) a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, por tentativa de golpe
Julgamento da denúncia
A partir desta terça-feira, a Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da sua Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, vai julgar a denúncia da Procuradoria‑Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe e outros crimes correlatos. A acusação da PGR aponta que Bolsonaro, junto de aliados, articulou medidas e mobilizações para subverter a ordem constitucional após sua derrota eleitoral em 2022. noticias.stf.jus.br+3Gazeta do Povo+3Wikipédia+3
O que está em análise
Segundo a denúncia, os réus são acusados de cinco crimes principais:
- Tentativa de golpe de Estado. Gazeta do Povo+1
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Gazeta do Povo+1
- Participação em organização criminosa armada. Gazeta do Povo+1
- Dano qualificado pela violência ou grave ameaça contra patrimônio da União. Gazeta do Povo+1
- Deterioração de patrimônio tombado. Gazeta do Povo+1
A PGR sustenta que os indícios e evidências são suficientes para formar réus e levar ao julgamento do mérito. A Primeira Turma já havia aceitado a denúncia em março de 2025. noticias.stf.jus.br+2Gazeta do Povo+2
Quem são os réus
Entre os réus, além de Jair Bolsonaro, figuram destacados ex-ministros, militares e assessores que estavam ligados ao governo do ex-presidente. Alguns dos nomeados são:
- Alexandre Ramagem (ex-diretor da ABIN) Gazeta do Povo+1
- Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) Gazeta do Povo+1
- Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) Gazeta do Povo+1
- Augusto Heleno (ex-ministro do GSI) Wikipédia+1
- Mauro Cid (ex-ajudante de ordens) Gazeta do Povo
- Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) Wikipédia
- Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil/Defesa) Wikipédia
Procedimento na Primeira Turma
Com a denúncia aceita, o processo segue para fases como: o interrogatório dos réus, oitiva de testemunhas da acusação e da defesa, produção de provas, e depois o julgamento do mérito com a possibilidade de condenação ou absolvição. Gazeta do Povo+1
Além disso, a discussão envolverá questões processuais relevantes, como jurisdição, foro, competência da Turma ou plenário, e os limites da defesa — todos temas que já surgiram nos votos dos ministros. Wikipédia+1
Impactos e desdobramentos potenciais
Para o sistema político
Este julgamento representa um marco importante para o país. Se confirmado, será a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é julgado por plano de ruptura democrática dessa magnitude. O resultado pode influenciar, ainda, o fortalecimento das instituições democráticas e enviar um recado de que ataques à ordem constitucional não ficarão impunes.
Para o ex-presidente e os réus
Caso os réus sejam condenados, estarão sujeitos a penas severas (no ordinário, as penas para esses crimes podem alcançar valores elevados). A condenação impactaria tanto a liberdade dos implicados quanto seu futuro político. Evidentemente, recursos podem adiar ou mitigar efeitos.
Para o ambiente eleitoral
Como o processo envolve Jair Bolsonaro e ele mantém perfil ativo no cenário eleitoral, o julgamento pode ter repercussões para as próximas eleições — seja por limitar sua elegibilidade, seja por gerar mobilização ou polarização.
Para a sociedade
Há grande interesse público no desenrolar do caso. A sociedade acompanha com atenção os rumos do julgamento, dada a gravidade das acusações e o simbolismo em torno da defesa da democracia. A transparência do processo e a segurança de que será conduzido com rigor jurídico influenciam a confiança nas instituições.
Conclusão
O início do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros sete réus, pela tentativa de golpe de Estado e outros crimes graves, marca um momento crítico na história política brasileira. A aceitação da denúncia pela Primeira Turma do STF e o encaminhamento para julgamento mostram que o sistema judiciário brasileiro está empenhado em enfrentar crimes que visam a subversão da ordem democrática.
Por outro lado, o processo ainda tem muitos capítulos pela frente — produção de provas, defesa, interrogatórios, recursos — e o desfecho traz implicações de longo alcance: políticas, jurídicas e simbólicas. Para quem acompanha o cenário nacional, é importante observar tanto os aspectos legais quanto o impacto no tecido institucional do país.
Compartilhar na Rede
Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.
