Limite de pontos para perder CNH sofre alteração; conheça nova regra
Publicado por Juliana Silva.
Publicado em 22 fev 2026, 11h45 | Atualizado em 22 fev 2026, 11h45

O limite de pontos para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu alterações e com a nova regra o teto passa a ser de 40 pontos, mas apenas para quem não cometeu nenhuma infração gravíssima nos últimos 365 dias.
A nova regra traz algumas excessões, como o teto de 20 pontos para casos em que o condutor extrapolar as infrações. Já o teto para os condutores com atividades remuneradas permanecerá sempre 40. Com 30 pontos, eles podem fazer um curso de reciclagem para reduzir a chance de ter a CNH suspensa.
Em caso de infração gravíssima, a CNH fica suspensa imediatamente, independentemente da quantidade de pontos acumulados. Confira os detalhes dos novos limites.
Limite de 40 pontos : vale para o motorista que não cometeu nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Portanto, ele pode acumular pontos por infrações graves, médias e leves até esse teto.
Limite de 30 pontos: se o motorista tiver uma infração gravíssima nos últimos 12 meses, o teto cai para 30 pontos. Nesse caso, a regra fica mais rígida e o motorista precisa redobrar a atenção.
Limite de 20 pontos: com duas ou mais infrações gravíssimas no período, o total permitido cai para 20 pontos.
