Lula escolhe Guilherme Boulos para ser o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Publicado por Compartilhar na Rede.
Publicado em 21 out 2025, 09h06 | Atualizado em 21 out 2025, 09h32
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu uma mudança de alto impacto em seu ministério. Nesta segunda-feira (20), ele se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o convidou para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos aceitou o convite.
O anúncio foi feito em um comunicado oficial do Palácio do Planalto. Boulos substituirá Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do governo. A troca será formalizada no Diário Oficial da União.

Guilherme Boulos (PSOL), Lula (PT) e Marcio Macêdo (PT) – Ricardo Stuckert/PR
Aos 43 anos, Boulos é formado em filosofia e mestre em psiquiatria. Ele ganhou notoriedade nacional como líder do MTST, foi candidato à Presidência em 2018 e, em 2022, foi eleito o deputado federal mais votado do estado de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos.
Reunião de transição
A reunião na qual Lula formalizou o convite contou com a presença do núcleo político do governo, incluindo os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), além do ministro que está de saída, Márcio Macêdo, indicando uma transição coordenada.
A posse de Boulos como ministro deve acontecer nos próximos dias.
(Com informações da Agência Brasil)
Compartilhar na Rede
Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.
