“Nosso problema será resolvido”, diz Lula sobre reaproximação com Donald Trump

“Nosso problema será resolvido”, diz Lula sobre reaproximação com Donald Trump

Publicado por .

Publicado em 10 out 2025, 10h10 | Atualizado em 10 out 2025, 13h13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), durante discurso na inauguração da Fábrica da BYD, em Camaçari, que o conflito entre Brasil e Estados Unidos será resolvido. A relação entre os países está abalada desde a imposição de tarifas e sanções feitas pelo governo Trump.

“Eu tive uma conversa com o presidente Trump segunda-feira. Meia hora no telefone e, eu acho que também o nosso problema com os Estados Unidos será resolvido”, declarou.

Segundo o petista, o governo do Brasil quer manter uma relação boa com todos os países do mundo, mantendo o multilateralismo com todos eles. E, justamente por esses princípios, não aceitou as imposições do governo norte-americano, especialmente por se tratarem de acusações baseadas em mentiras.

O presidente ainda reafirmou a soberania do Brasil. “Esse ato aqui é a demonstração de que nós estamos criando uma pátria soberana. Um país que tem a maior reserva florestal do mundo, um país que tem 12% da água doce do planeta Terra, um Brasil que tem 16.800 quilômetros de fronteira seca, um país que tem 8.500 quilômetros de fronteira marítima”, disse Lula.

A reaproximação entre Brasil e EUA aconteceu após o encontro entre os presidentes na Assembleia Geral da ONU, onde Trump afirmou que “rolou uma química” com Lula.

Relação conturbada

A relação entre Brasil e EUA começou a se deteriorar devido as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado no inquérito da Trama Golpista. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caracterizou a investigação e, posteriormente, o julgamento de Bolsonaro como uma “caça as bruxas”.

Ao anunciar as tarifas de 50% contra o Brasil, o norte-americano usou o ex-presidente como justificativa.

O governo dos EUA ainda provocou sanções contra autoridades brasileiras, especialmente contra autoridades do judiciário, a exemplo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que foi sancionado com a Lei Magnitsky.

Compartilhar na Rede

Ary Vasconcelos – Especialista em Conteúdo para o COMPARTILHAR NA REDE Ary Vasconcelos é um especialista na criação de conteúdos relevantes e informativos para o COMPARTILHAR NA REDE, abordando temas de grande interesse para o público.

Voltar ao Topo