Prova de vida: mais de 106 mil aposentados e pensionistas de Pernambuco devem fazer comprovação
Publicado por Juliana Silva.
Publicado em 22 jan 2026, 11h25 | Atualizado em 22 jan 2026, 11h25

O governo de Pernambuco divulgou o cronograma para servidores aposentados e pensionistas do estado realizarem a prova de vida do ano de 2026. De acordo com a gestão, mais de 106 mil beneficiários precisam fazer a comprovação anual.
O procedimento é obrigatório e deve ser realizado no mês de aniversário do beneficiário, com tolerância de até 30 dias após a data. Se a comprovação não for feita nesse período, o pagamento do benefício será suspenso.
Todos os meses, a lista com os nomes dos servidores aposentados e pensionistas que precisam fazer a prova de vida daquele período será publicada no site da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape). O órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado conduz todo o processo.
A relação com os aniversariantes de janeiro, inclusive, já está disponível no portal da Fundação.
Como realizar a Prova de Vida
A prova de vida é feita por meio do aplicativo Gov.br. O beneficiário deve baixá-lo e criar uma conta no sistema do Governo Federal, caso ainda não possua.
No mês de aniversário, o botão da comprovação de vida vai estar marcado com um sinal de alerta. Basta clicar no link e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo.
Fonte: Folha de Pernambuco
