Secretaria de Saúde de Pernambuco distribui doses de nova vacina contra vírus que causa bronquiolite em crianças
Publicado por Juliana Silva.
Publicado em 12 fev 2026, 09h52 | Atualizado em 12 fev 2026, 09h52

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) iniciou nessa segunda-feira, 9, a distribuição de 4.976 doses do anticorpo monoclonal nirsevimabe para os municípios de todas as regiões do Estado. O imunizante combate o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em crianças.
Adquirida pelo Ministério da Saúde, a nova vacina deve ser aplicada via injeção, sendo destinada exclusivamente a bebês prematuros (menores de 36 semanas gestacionais e seis dias) e crianças abaixo de 2 anos, que tenham comorbidade elegível, como cardiopatia congênita.
A remessa enviada a Pernambuco integra um lote 300 mil doses distribuídas em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Segundo o ministro Alexandre Padilha, na rede privada a vacina custa, em média, R$ 2.500.
Em Pernambuco o imunizante está sendo distribuído prioritariamente para maternidades, leitos obstétricos conveniados ao SUS, unidades de saúde do SUS e Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Da redação do Blog do Chico Gomes
