Trump congela vistos para cidadãos do Brasil, Irã, Rússia e mais de 70 países; Confira

Trump congela vistos para cidadãos do Brasil, Irã, Rússia e mais de 70 países; Confira

Publicado por .

Publicado em 15 jan 2026, 10h36 | Atualizado em 15 jan 2026, 10h36

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, decidiu, nesta quarta-feira (14), congelar a emissão de vistos de viagem para 75 países, dentre os quais está o Brasil. A informação foi divulgada pela emissora norte-americana Fox News e depois confirmada pelo Departamento de Estado Americano.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, disse em comunicado.

Ainda segundo o órgão estadunidense, os vistos congelados são voltados para os migrantes, a fim de suspender benefícios sociais recebidos por eles. O visto de turistas, no entanto, não foi afetado pelo congelamento promovido pelo governo.

A lista oficial de todos os países com vistos de imigração suspensos ainda não foi divulgada, porém, a Fox News revelou que, além do Brasil, os vistos foram suspensos para a Rússia, Afeganistão, Somália, Iraque e o Irã.

O congelamento, segundo revelou o governo norte-americano, serviria para que o governo reavalie os critérios atuais para a concessão de vistos. Vale lembrar que, em junho deste ano, os Estados Unidos irão sediar a Copa do Mundo, recepcionando cerca de 48 países com suas comitivas de atletas, além de torcedores. Ainda não está claro como esse congelamento vai afetar os estrangeiros.

Juliana Silva

Voltar ao Topo