
As famílias de crianças nascidas com deficiência permanente, chamada síndrome congênita, provocada por infecções durante a gravidez, começaram a ter suas indenizações pagas pelo Governo Federal a partir desta segunda-feira (29).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o g1, o Ministério da Saúde identificou que, entre 2015 e 2023, ao todo, 1828 crianças foram atingidas pela síndrome congênita associada ao vírus Zika.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro grupo pago foram as famílias das crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019, que além do vírus, que já recebem pensão especial de um salário mínimo prevista pela Lei 13.985 de 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A indenização será paga integralmente, em apenas uma parcela, na mesma conta bancária onde a pensão já é depositada. Quem já fez o pedido de indenização neste ano, não vai precisar apresentar nova documentação ou refazer o requerimento.
Caso a família já tenha recebido o valor pelo mesmo motivo, será preciso escolher um dos benefícios, pois não é permitido acumular os dois. As pessoas que já recebem a pensão especial, vão ter a indenização liberada em uma data próxima, que será divulgada pelo Instituto Nacional de Seguro Social.
Venha fazer parte da nossa Comunidade!
Entre agora em nossos grupos VIP Gratuito!
ACESSAR GRUPOSVenha fazer parte da nossa Comunidade! Aqui, você encontra artigos especializados, dicas valiosas e atualizações regulares sobre os temas mais relevantes para o seu sucesso financeiro, estilo de vida e crescimento pessoal. Nosso objetivo é oferecer conteúdos de qualidade para ajudá-lo a maximizar seus ganhos financeiros, entender opções como business loans, investment banking services, e organizar suas finanças pessoais com apoio de um personal financial consultant.
Além disso, você terá acesso a conteúdos sobre sustainable fashion brands que são tendência no mundo da moda, aprenderá homemade pizza recipes e outras receitas fáceis para o dia a dia, encontrará inspiração espiritual com mensagens sobre fé e religião, além de dicas práticas para o lar como vegetable gardening e home maintenance.
Nossa central de grupos oferece oportunidades reais com foco em apps de produtividade, aplicativos financeiros e mobile apps que facilitam sua rotina e ajudam a gerar renda extra. Este é o espaço ideal para aprender a gerar renda, economizar, se organizar e crescer patrimonialmente, sem abrir mão de estilo, sabor e espiritualidade.
Fique conectado e aproveite o que preparamos especialmente para você. A educação financeira, o planejamento estratégico e o equilíbrio em todas as áreas da vida são os primeiros passos para o seu sucesso. O melhor: estamos juntos nessa jornada!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira como o pagamento da indenização pode ser realizado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- parcela única, na mesma conta bancária onde a pensão já é depositada;
- quem já fez o pedido de indenização em 2025, não precisa mostrar nova documentação ou refazer o pedido;
- no caso da família já tiver recebido o valor pelo mesmo motivo, vai ter que escolher um dos dois benefícios por não poder acumular benefícios;
- indenização é isenta de Imposto de Renda;
- é necessário ter a documentação de identificação, CPF e laudo médico da pessoa.
Além das indenizações, as famílias também vão ter direito a uma pensão especial vitalícia. O valor será depositado pela Previdência Social durante todos os meses para o beneficiário. O valor terá abono anual calculado da mesma forma que os décimo terceiro salários dos trabalhadores, corrigido e com isenção do Imposto de Renda.
Para comprovar o direito, é preciso solicitar através do aplicativo Meu INSS ou pela central com o número de telefone 135. O mesmo contato pode ser acionado em casos de dúvidas e esclarecimentos sobre os pagamentos.