História dos Quilombolas é tema de Documentário lançado em Floresta
Por CompartilharnaRede
Na data de hoje (26/05/2025), ESTRÉIA nas redes sociais (em especial no youtube), o Curta/Documentário: “De Negros da Cachoeira a Quilombolas de Floresta”.
O lançamento do curta, faz parte das atividades de celebração da Semana da África em Floresta/PE.
A iniciativa foi selecionada em Edital da Lei Paulo Gustavo em Floresta/PE, com recursos do Governo Federal e, se constitui num grande incentivo ao trabalho desenvolvido pela Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú em Floresta.
Realização:
A realização do Projeto é da Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú.
Incentivo Cultural:
O Incentivo Cultural é da Lei Paulo Gustavo em Floresta, com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Sinopse:
Quatro famílias negras, denominadas anteriormente de NEGROS DA CACHOEIRA, se unem num processo de resistência histórica e de recomposição comunitária, mantendo as tradições dos mais antigos e se auto afirmando/declarando como Quilombolas de Floresta.
O documentário está disponível no Canal de Vídeos da TV RAÍZES DA CULTURA , e pode ser acessado de forma direta AQUI.
Conteúdo do Documentário:
O Documentário “De Negros da Cachoeira a Quilombolas de Floresta” é um curta metragem, que tem como proposta principal, contar a história de quatro famílias remanescentes de quilombolas, que resistem historicamente, enfrenta inúmeras dificuldades, se redescobrem e se afirmam como Quilombolas de Floresta, se constituindo num marco referencial da Cultura Negra e de afirmação etnica no Sertão de Pernambuco.
O Documentário destaca a história das famílias Venâncio, Santos (Contente), Marta e Euzébio, famílias negras que começam a partir dos anos de 1900 a se compor na denominada Fazenda Cachoeira, sua caminhada histórica, os desafios enfrentados, as uniões familiares, a luta contra o preconceito e o racismo, a manutenção das tradições dos antepassados e a afirmação da negritude através da autodeclaração como Quilombolas de Floresta.
Objetivos do Projeto/Documentário
O objetivo Geral do projeto é produzir e publicar (na forma de Documentário) a trajetória histórica das quatro famílias remanescentes de quilombolas de Floresta. E trás como objetivos Específicos:
– Destacar a origem das famílias desde a sua ancestralidade africana;
- Promover a visibilidade, a compreensão e a valorização dessa trajetória histórica vivenciada pelos quilombolas;
– Contribuir para a eliminação de preconceitos e/ou racismos quanto à presença do negro e de suas tradições, na sociedade local e em geral;
- Constituir um importante material/produto de caráter formativo, identificado com o que preceitua as Leis 10.639 e 11.645, o qual poderá ser utilizado nas salas de aulas públicas e privadas, bem como na formação de professores(as);
- Contribuir para a consolidação do processo de autoafirmação/autodeclaração étnica das Comunidades Quilombolas de Floresta.
