Influenciador digital é investigado por fraude no INSS
Por CompartilharnaRede
Um influenciador digital, com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, foi um dos focos de uma operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira (21) em Iguatu, interior do Ceará. Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que causou um prejuízo estimado em R$ 2,5 milhões.
Conforme informações da Polícia Federal, o influencer, cuja identidade não foi revelada, “ostenta um alto padrão de vida na internet”. Sua atuação estava vinculada a um servidor do INSS, que também é advogado e presidente de um sindicato de trabalhadores rurais.
A PF identificou “fortes indícios de diversas concessões indevidas de benefícios previdenciários”. As pessoas beneficiadas pelo recebimento ilegal de dinheiro utilizavam parte dos valores “para efetuar o pagamento de propina aos autores do ilícito”.
A investigação teve início com o compartilhamento de informações do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social, em colaboração com a Polícia Federal em Juazeiro do Norte. A operação envolveu agentes federais e servidores da Coordenação de Inteligência da Previdência Social.
Os suspeitos podem ser responsabilizados pelos crimes de estelionato previdenciário, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem atingir até 24 anos de prisão. As investigações continuam com a análise do material apreendido.
O nome da operação, Intraneus, refere-se a uma expressão jurídica relacionada ao fato de o suposto delito ter sido praticado por uma pessoa integrante dos quadros da própria Administração Pública.