Inspiração do Sertão para o Mundo: Talento de Salgueiro chega à State University of New York
Por CompartilharnaRede

De uma escola pública no Sertão pernambucano para um dos mais conceituados centros de pesquisa dos Estados Unidos. A trajetória de Maria Valéria, natural de Salgueiro (Sertão do Estado) e profissional da empresa de tecnologia Di2win, é um exemplo de superação, talento e dedicação que vem inspirando o ecossistema do Porto Digital do Recife. Neste mês, ela embarca para cursar mestrado em Industrial and Systems Engineering, com foco na área da saúde, na State University of New York at Binghamton. Um passo estratégico rumo ao PhD.
Desde a adolescência, Maria enxergou na educação a chave para transformar realidades. Formada em escolas públicas integrais de Pernambuco (EREM), conquistou o 1º lugar no vestibular para Engenharia de Produção na Univasf – Salgueiro, além de aprovações em Administração e Psicologia. A escolha pela engenharia abriu portas para a pesquisa científica, com destaque para um projeto de tecnologia social e reaproveitamento de água que lhe rendeu publicações no ENEGEP: o maior congresso de Engenharia de Produção do Brasil.
Talento da Di2win:
O encontro com o Porto Digital veio no segundo ano de graduação, quando ingressou na Di2win. Inicialmente no setor comercial, participou de prospecção, marketing e testes de software. Rapidamente, integrou o time de testes e colaborou em projetos estratégicos. No ambiente da empresa, encontrou incentivo para aperfeiçoar o inglês, além de manter a veia acadêmica ativa. Entre seus trabalhos, desenvolveu um software para otimizar a alocação de profissionais da saúde, cujo projeto está patenteado e publicado. Valéria também estudou alocação aeroportuária e analisou a estrutura das Unidades Básicas de Saude (UBSs) de Salgueiro.
Para Valéria, a nova etapa é mais que uma conquista pessoal: “O que me inspira é saber que posso mudar a minha vida, a da minha família e impactar o mundo. A área da saúde precisa de soluções, e o Brasil precisa disso. Quero estudar com os melhores, melhorar meu inglês e colaborar com o futuro.”
As aulas começam na segunda quinzena de agosto e ela segue como exemplo de coragem, disciplina e propósito para jovens e profissionais que sonham alto.
Via- blogdoleolima
