Ipespe: Brasileiro prefere democracia, mas se frustra com ela
Por CompartilharnaRede
O levantamento “A democracia que temos e a democracia que queremos” do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) realizado em parceria com Advocacia Geral da União (AGU), BRZ Consulting e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), coordenado pelo cientista político Antônio Lavareda, mostrou a preferência pela democracia em relação aos regimes autoritários por 67% dos entrevistados, tanto entre eleitores de esquerda como de direita.
A pesquisa mostrou, no entanto, que o índice de insatisfação com o regime democrático é de 55% (soma dos insatisfeitos e dos muito insatisfeitos), enquanto que 42% somam os satisfeitos e os muito satisfeitos. A justificativa de 45% dos entrevistados é que a democracia funciona mal ou muito mal no Brasil; 34% veem o funcionamento como regular e apenas 19% avaliam que a forma de governo funciona bem ou muito bem.
“Reconhecer a democracia como a melhor fórmula entre os sistemas políticos não significa que o cidadão aceite passivamente os resultados que a sua operação entrega à sociedade, ou deixa de entregar”, disse Lavareda ao Poder360.
